Antes do Natal, tio Célio, nosso vizinho que viajou, deixou aqui em casa um passarinho na gaiola para Vovô cuidar. É um canário que veio fazer companhia aos dois peixinhos que eu ganhei no meu último dia na escola. E esta semana, adivinhem: nossa amiguinha Júlia teve que viajar também, com os pais dela, e nos escolheu para tomar conta da tartaruguinha dela. Nossa casa está um verdadeiro zoológico, não é mesmo?
sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
Zoo
Antes do Natal, tio Célio, nosso vizinho que viajou, deixou aqui em casa um passarinho na gaiola para Vovô cuidar. É um canário que veio fazer companhia aos dois peixinhos que eu ganhei no meu último dia na escola. E esta semana, adivinhem: nossa amiguinha Júlia teve que viajar também, com os pais dela, e nos escolheu para tomar conta da tartaruguinha dela. Nossa casa está um verdadeiro zoológico, não é mesmo?
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
Piscina
Hoje nós fomos à casa de tia Angélica ("É Gueca, Pupuzinho!") e lá tem uma piscina enooorme onde nós brincamos a valer. Lá venta muito forte e Laura teve trabalho para deixar os cabelos dela no lugar. Além de mim e Laurinha, somente Vovó e Mamãe foram com a gente, pois Vovô tinha de trabalhar - mas ele foi com a gente até o ponto de ônibus.
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
(off) Constatação noturna
Enquanto eu trazia Laurinha cá para baixo, para que ela sossegasse seu chororô (leia a postagem anterior para entender), Pedrinho, na cama da mãe, pedia-lhe licença para experimentar o cantinho onde a irmã costuma dormir. Com a devida Vênia, ele refestela-se e comenta: "Este lugar é prefeito para mim!"
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
(off) Mania?
Há duas noites, Mamãe Sal resolveu ligar o aparelho de ar condicionado de seu quarto, para suavizar o calorão de nossas noites de verão. Há duas noites, Laurinha desenvolve uma nova "mania": em vez de conciliar o sono normalmente, a menina choraminga - e até soluça - pedindo para descer e ver a Vovó Bia. Na primeira vez, ela veio trazida por Sal, que a deixou em nossa cama, partindo para ficar com Pedro. E Laura, que veio chorando, passou a sorrir com minhas gracinhas até que o sono a venceu, não sem alguma dificuldade. Adormecida, foi fácil levá-la para casa. Hoje a cena se repete, bem mais cedo que ontem, e Sal pensa que a menina está incomodada com o barulhinho do ar-condicionado...
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
(off) Crítica de TV
domingo, 25 de dezembro de 2011
Feliz Natal II
A recepção de Natal na casa dos pais de Uel-Uel Gabriel foi bem divertida. Laurinha e eu só não viramos a casa deles de cabeça para baixo porque Mamãe, Vovó, Dinda e Vovô estavam vigilantes. Eu fiquei acordado até voltar para nossa casa, mas Laurinha não resistiu ao cansaço, mesmo tendo dormido à tarde. Gabriel tentou me ensinar a tocar violão e Laurinha, na hora em que nos reunimos em volta da mesa para a ceia, pensou que era para cantarmos parabéns e pediu a Vovô que apagasse a luz, porque é assim que fazemos nas festas de aniversário! Mas gente lembrou do aniversariante fazendo uma prece a Jesus, agradecendo pelo bom ano que tivemos.
sábado, 24 de dezembro de 2011
Feliz Natal!
Nós vamos passar o Natal na casa de tio Uel-Uel Gabriel, convidados pelos pais dele, tios Gustavo e Lea. Mamãe e Vovó querem que a gente se canse bastante, esperando que Laurinha e eu durmamos à tarde para estarmos participativos à noite, porque na última vez em que estivemos lá nós dormimos a noite inteira e não vimos nada da festa!
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
(off) Ajuda
Laurinha tem em si uma noção de responsabilidade que ainda não reparamos em Pedro. Não sei se é bem para estar perto de mim, que quando estou em casa ela não me larga mesmo, mas o fato é que quando me disponho a realizar alguma das tarefas domésticas ela vem me oferecer ajuda.
Geralmente, sou eu que estendo as roupas lavadas no varal e isto é praticamente feito na casa dela, que lá os varais são mais acessíveis que os daqui - não perguntem por que. Então, ontem peguei o balde com as roupas lavadas e, atrás de mim, quis cooperar e, por perceber que era preciso levar um balde, trouxe um vazio com ela. Mas o balde era grande e mesmo vazio ela não suportou o peso, deixando o vasilhame junto à escada.
Chegando ao apartamento, ela corre diretamente para o quarto onde o irmão dorme, pois é lá que fica o varal externo. Com o balde de roupas lavadas no chão, ela começa a me "ajudar", recolhendo as peças sem nenhum critério e jogando boa parte no chão. E pergunta: "Que é isso?" Respondo e assim ela vai identificando o proprietário de cada peça.
Deixo os lençóis para o varal interno, na área de serviço, de onde retiro aqueles já secos, que dobro e peço a Laura que os leve para o sofá, o que ela faz com gosto. Na volta, ela pergunta o que estou fazendo e digo que estendo os lençóis, indagando se ela não que me ajudar. Ela diz que sim, mas volta para a sala e retorna com as peças que pedi para ela guardar, dizendo que estavam pesadas...
Eis minha pequena auxiliar.
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
Saidinha
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Nosso primo Bento
Ontem à noite nós fomos, com Mamãe e Vovó, à festinha de aniversário de nosso priminho Bento, filho de tia Márcia, que é filha de tia Vera, prima de Vovó Bia. Fomos quase os últimos a sair, de modo que aproveitamos bastante a diversão. Eu pintei uma bicicleta no bem braço e Laurinha quis uma borboleta na mão dela. E ainda participamos de uma brincadeira muito legal chamada "morto-vivo". Laurinha curtiu bastante. Vejam como foi nestas fotos.
Velhinho do Natal no Nordeste
Mamãe e Vovó nos leram ao shopping, mais uma vez, para brincarmos perto do velhinho do Natal. Desta vez ele não estava muito a fim de papo e preferiu dormir na rede, afinal, ele está no Nordeste, né? Mas nós nos divertimos muito. Só Laurinha é que empombou quando Mamãe quis colocá-la perto do velhinho, de quem ela ainda não gosta. E será que vai gostar algum dia?
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
(off) Educação
Além de agradecer, a menina já sabe pedir licença e logo, logo também estará pedindo desculpas, talvez do jeito como Pedrinho faz ao perceber as bobagens de faz quase frequentemente, do alto de sua infância feliz: "Desculpinha!"
Este Vovô ficou alegremente surpreso quando, ao ter Laura entre minha pernas enquanto mexia no computador, ela se agitava para se desvencilhar de mim. Não conseguindo, virou-se para mim e falou: "Licença, Vovô!" Claro que deixei-a sair e, surpreendido pela colocação da netinha e sabendo que não fui que a ensinei assim, fui perguntar à Vovó, no quarto, se tinha sido ela a autora da façanha, obtendo a confirmação.
É... dizem que avô estraga o que os pais educam...
sábado, 17 de dezembro de 2011
(off) Atestado
Brincando, brincando, Pedrinho passa, de vem em quando, certos atestados para a gente. Esta noite, de volta de mais uma festinha de aniversário, carrego Laura, que chegou dormindo, e a Mamãe Sal leva o menino no colo, para dormirem em casa. Lá, convido-o para rezar o Pai Nosso, como de costume. Ele ri e diz que não sabe dizer amém. Enquanto oro, ao lado de Sal, ele ouve silenciosamente, mas com o sorriso mais lindo do mundo nos lábios. Quando termino, ele olha para nós dois e exclama: "Mamãe, Vovô, vocês são tão bobinhos!"
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Um beijo?
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
(off) Animação
Primeiro, Pedrinho ficou muito chateado por ter seu desenho favorito interrompido para que Mamãe Sal, atendendo ao apelo de Vovó Bia, colocasse o DVD do filme do Palavra Cantada. Durante o tempo em que durou a projeção, para o "público" adulto, o menino choramingou, agitou-se na cama e até jogou-se para trás, em movimentos perigosos que fizeram Sal reclamar desse procedimento, avisando que ele poderia bater a cabela na janela, o que finalmente aconteceu e Pedro aquietou um pouco. Quando os adultos saíram do quarto, levando Laurinha, só ficaram lá Pedro e a Mamãe Sal. Quando esta quis desligar o aparelho, teve a perspicácia de perguntar ao menino se era isso mesmo que ele queria, enquanto tocava a música "Pomar":
- Pedro, você quer isso mesmo ou o desenho?
E ele, numa espantosa onda de animação, quase gritando:
- Isso mesmo! Banana, bananeira; uva, parreira...
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Cadê?
Mimã Laurinha é muito engraçada e pensa que o peniquinho é só um brinquedo pra ela. Quando eu estou no meu, ela quer sentar no dela só para me imitar e não faz nada, nem xixi! Ontem de noite, ela tirou a fralda, sentou no peniquinho dela e, em frente a todo mundo, ficou pegando nas partes e se levantou, perguntando "cadê meu pinto?". É isso que dá ficar vendo vídeos no Youtube!
No estúdio
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
(off) Dodói VI
Gostaria que esta fosse a última postagem sob o título acima, mas sabemos que as enfermidades infantis perduram até por volta dos 10 anos e até nossos meninos alcançarem essa marca teremos que continuar nos preocupando um pouquinho além da conta. Pedro, depois que foi ao médico esta manhã, devido à febre que não cessava, foi diagnosticado com um princípio de pneumonia e necessitará tomar antibiótico durante dez dias. Felizmente, ele já se mostra mais recuperado e não está tão prostrado como quando o deixei, antes de sair de casa pela manhã. Está tão bem que já voltou a brincar com Laura, os dois se tratando como verdadeiros irmãos de sangue: ele dando beliscões nela e ela atirando coisas nele... Tudo bem!
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
(off) Preferência
Assim doentinhos, Pedro e Laura resistem à alimentação e nesta manhã não foi diferente. A menina ainda conseguiu tomar toda a vitamina de banana reforçada que este Vovô faz todos os dias, mas depois não quis nem mesmo o "biscoito quadrado" de que gostam tanto. Pedro, só bem depois tomaria quase dois copinhos de iogurte e a Mamãe Sal festejou o feito. Quando Vovó Bia insistiu com Laurinha para que comesse alguma coisa, apresentou-lhe uma variedade de opções, de frutas a sucos, de biscoitos a... e a tudo Laurinha dizia não, revelando, enfim, o que exatamente a deixaria satisfeita: "Só quero Vovô Quico!"
(off) Dodói V
Agora são os dois. Ontem à tarde, Pedro precisou ser levado ao médico em regime de urgência por apresentar febre alta e ter vomitado várias vezes. Esta manhã, após tomar a vitamina, vomitou tudo na cama da mãe e, prudentemente, foi dormir da própria caminha. Quando acordou, a Mamãe Sal foi conversar com ele e disse-lhe que ele havia vomitado: "Eu vomitei?", perguntou, voltando a indagar: "Por que eu vomitei?"
A mãe o trouxe para a cama do Vovô, que manteve com ele outro diálogo esclarecedor:
- Olá, Pepeu, você está bem?
- Não.
- Por que não?
- Eu vomitei.
- Mas isso é natural, de vez em quando o estômago não fica bem e a gente vomita.
- É?
- É, isso vai passar e você vai ficar bem.
- Com a pele sequinha?
domingo, 11 de dezembro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)