sábado, 3 de setembro de 2022

Perplexidade




Ontem, tendo que acompanhar Pedro numa consulta, Mamãe Sal deixou Laura e Ulisses aqui em casa e ambos tinham a incumbência de cumprir os respectivos deveres escolares. Laura tratou logo de se desincumbir de suas tarefas para ocupar-se com um joguinho online com uma coleguinha e então sugeri a Ulisses que fizesse o mesmo, antes que chegasse a hora da merenda.

Meu neto mais novo não se fez de rogado e tirou seus livros e o estojo de lápis da mochila e pôs mãos à obra, ocupando a mesinha de centro.

Menos de uma hora depois, vejo-o guardando o material e peço para ver o que ele havia feito. Abrindo o diário escolar, ele me diz onde devo fazer a supervisão, nos livros de Português e de Ciências, além do de Reforço. Confiro as tarefas, reclamo da caligrafia, ordeno que ele corrija um termo e até me surpreendo com o que me pareceu um erro num dos livros. Comento isso e Ulisses me diz que está daquela maneira no livro da professora.
 
Com os olhos fixos nos exercícios, continuo falando e sugiro ao menino que diga à professora dele que aquilo que observei estava errado. Quando levanto os olhos, vejo Ulisses com um ar perplexo olhando para mim, como se pensasse "quem ele pensa que é para dizer que minha professora e o livro dela estão errados?"

Nenhum comentário: