segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

O vácuo da adolescência (off)


A gente pensa que, por chegarem à adolescência e conviverem bem mais com seus conflitos íntimos nossos filhos e netos perdem a capacidade de demonstrar aquela verve bem-humorada que nos encantava durante a infância deles. Não é bem assim. Outro dia me me lembrava de um episódio envolvendo Pedro e Laura quando ambos se econtravam na segunda infância, ali pelos 9 ou 10 anos de idade. A menina havia feito algo que motivara a reação do irmão que, recorrendo a mim, ouviu-me dizer:

- Sua irmã tem a primazia, Pedro!
Desconhecedor dessa palavra, Pedrinho imaginou não sei o quê e me indagou:
- Ela está doente?
Lembro-me de ter explicado a ele do que se tratava a primazia, mas esse conhecimento deve ter caído no poço do ostracismo, porque recentemente fui almoçar com eles e recordei o tal episódio do passado, inquirindo meu neto sobre o significado da palavra primazia.
Pedro interrompeu seu movimento com o garfo e me dá uma resposta como os jones da atualidade fazem: à guisa de pergunta:
- É um remédio para azia?
*
Faço esta postagem, contudo, não por Pedro, neto muito amado, mas pela irmã dele, a sempre querida Laurinha, que neste dia 11 de dezembro do ano da graça de Nosso Senhor de 2023 completa seus 14 aninhos, manifestando a graça de menina-moça e já anunciando a mulher responsável, corajosa e determinada que será nos tempos vindouros.

Nenhum comentário: