quarta-feira, 20 de abril de 2016

(off) Matemática divertida


Acho que estou perdendo o bom conceito que construí perante Pedrinho. Digo isso refletindo acerca da dificuldade que por vezes encontramos ao tentar fazer conta de cabeça e nesses momentos recorremos aos dedos das mãos. Na tentativa de fazer com que ele visse que a coisa não é mesmo tão fácil, propus-lhe um truque quando voltávamos para casa, no domingo, após a aula de evangelização no Centro. Como é sabido e notório, nós temos 10 dedos nas mãos, mas mostrei a Pedro que, na verdade, eu tinha um a mais e provei minha teoria:
apresentei uma das mãos e comecei a contar em ordem regressiva, a partir do 10; desse modo, no último dedo cheguei ao seis e em seguida apresentei a outra mão somando com o seis os cinco novos dedos, resultando em 11.
- Entendeu, Pedro?
Mas meu neto, do alto de seus sete aninhos, não cai mais na minha astúcia e disparou:
- Vovô Chico, você é um perfeito piadista!

Nenhum comentário: