quinta-feira, 2 de novembro de 2017

(off) O cinza

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e criança

Não posso dizer que as crianças sejam exatamente preconceituosas, embora, como reencarnacionista que sou, entenda que todos trazemos uma bagagem de orgulho e egoísmo que precisamos desfazer a golpes de caridade e humildade. Explico-me: é que hoje de manhã me contaram aqui em casa que Vovó Bia ensinou uma musiquinha a Ulisses e meu neto manifestou um comportamento assaz surpreendente. Nessa música, a avó de Ulisses, Pedro e Laura qualificava os netos a partir do tom da pele. Ora, os mais velhos, filhos de minha filha mais morena, são notavelmente branquelos, enquanto Ulisses, filho de minha filha mais branquela, nasceu bem moreninho, daí Vovó Bia cantar:
- Eu tenho três netinhos que amo de coração; um é preto e dois são branquinhos...
Mas Ulisses se rebelou ante essa descrição, segundo Tia Sal que contou, revelando que então perguntou ao menininho:
- Você é o netinho preto?
- Não!
- E qual é sua cor?
- Cinza!
O IBGE deveria saber disso para o próximo censo?

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo

Nenhum comentário: