sexta-feira, 13 de abril de 2018

(off) Mais uma de Ulisses

Meu netinho está na fase de fazer perguntas, mas com ele não tem essa de por que isso, por que aquilo. Não, o que ele quer saber é o nome das coisas e quem pertencem. Assim, este avô e sua Tia Sal são bombardeados continuamente pelos questionamentos de Ulisses. Ontem, na casa de minha filha, o menino iniciou o inventário do que via na sala e perguntava:
- Tia Sal, de quem é isso?
E Sal respondia explicando ser ela a proprietária. Mas Ulisses não parava de indagar e por isso Sal impacientou-se e decidiu pôr fim ao interrogatório:
- Olhe, tudo que está em minha casa é meu, ouviu? Eu sou a dona de tudo.
Meu neto, contudo, não se intimidou e bradou com sua vozinha infantil:
- É de Ulisses também!
Sal teve de assentir e rindo disse que antes dele havia Pedro e Laura.
Comigo, a lição engraçada aconteceu numa manhã em que eu o levava até a escola. Curioso, meu garoto reparava nos detalhes do caminho e me questionava. Em certo momento, eu me distraí e o ouvi comentar sobre um tufo de capim:
- É grama.
Dou mais dois passos e então ele me pergunta:
- O que é isso?
Funcionando no automático, recordo do que ouvi anteriormente e declaro:
- É grama.
Que nada! O menino tinha visto o resultado da passagem de algum cachorro e me corrige:
- Não, é "totô"!


Nenhum comentário: