sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

(off) Identidade


É a mãe, Sal (*), quem conta. Foram hoje de manhã ao SAC providenciar documento de identidade - Pedro precisará disso na escola, em fevereiro. De quebra, levaram Laura, com o mesmo objetivo. A Vovó Bia, necessitada de uma segunda via e querendo aproveitar a novidade da nova versão digital, foi junto.
Mas ficou para a tarde a conclusão do processo, quando teriam, as crianças, de passar pelo constrangimento de sujar os dedos. Laura adorou. Quando o funcionário passou o rolinho com tinta preta sobre suas digitais minúsculas, ela riu gostosamente.
Mas Pedro, ah, Pedrinho não quis nem saber! Gritou, fez escândalo e o servidor aconselhou: "Faça ele dormir e assim conseguiremos."
Médio!
Pedro dormiu. Então, abriram uma das mãos dele para a tintura. Mas nesse instante ele também abriu os olhos e reparando no que queriam fazer, voltou a gritar. Deram um tempo e o sono o venceu de novo, mas aí ele teve a preocupação de fechar as mãos, para evitar novos dissabores. No entanto, não houve condescendência a sua renitência e ele teve de, a contragosto, deixar melar os dedos para ser documentado...

___________________

(*) Sal é o apelido familiar de Shirley e praticamente só eu, seu Pai, a chamo assim. Mas Pedro assimilou a palavra e volta e meia surpreende-nos sua desenvoltura ao referir-se à mãe assim, como fez hoje de manhã, quando estava na cama junto com a irmã e Mãe dava de comer aos dois. Num dado momento, ela teve de sair do quarto e Pedro gritou: "Volte, Sal!"

Um comentário:

Vivian disse...

...taí um exemplo de que
cada um é cada um.

a Laura adorando a idéia
dos dedinhos sujos,
e o Pedro, detestando
que sujassem os seus.

vá entender...

bj e obrigada pela visita!