domingo, 2 de outubro de 2016

(off) "Acontece que eu sou baiano..."


Às vezes eu me assusto com o quanto Pedrinho é desligado, ao ponto de não atinar com as situações mais básicas da vida, naquilo que diz respeito a cada indivíduo em seu "aqui e agora". Ele simplesmente não presta atenção ou não se interessa a essas questiúnculas tão importantes do dia a dia. Para se ter uma ideia, fazendo o dever de casa, num desses dias, meu neto embatucou na questão sobre qual é o estado onde ele mora. Perguntando a este Avô, fiz questão de, pedagógica e socraticamente, inquiri-lo acerca de sua condição, oferecendo algumas dicas que, eu pensava - poderiam fazer com que raciocinasse a partir deste diálogo:
- Onde você mora, Pedro?
- Em Salvador.
- E Salvador é a capital de qual estado?
Ele foi franco:
- Não sei.
Voltei à carga:
- Por qual time você torce?
- Bahia!
- E o Bahia representa qual estado?
- Não sei.
Tentei facilitar a questão, mas só compliquei o entendimento do menino:
- O Bahia é de São Paulo ou de Pernambuco?
- Acho que é de Pernambuco...
Como não desse certo meu estratagema, voltei ao básico:
- Onde você nasceu, Pedro?
Essa ele sabia:
- Em Salvador.
- E quem nasce em Salvador é o quê?
Os olhinhos dele brilharam:
- Baiano!
- E onde vivem os baianos?
Essa última pergunta, agora reconheço, não foi tão bem elaborada assim, porque os baianos não vivem todos aqui e por isso meu neto ficou na estaca zero:
- Não sei...
Mas Laurinha, muito da espevitada, intrometeu-se:
- Eu sei, posso ajudar?

Nenhum comentário: