terça-feira, 5 de julho de 2011

(off) Balanço

Este blog logo, logo completará seu terceiro aniversário e creio já poder fazer uma primeira avaliação a respeito do exercício de registrar aqui as aventuras de Pedro e Laura. Do ponto de vista técnico, as mais de 13 mil visualizações das postagens é fato que leva ao contentamento, principalmente quando se pensa em termos globais, universais, cósmicos mesmo, percebendo que, apesar de só ter 16 seguidores, aí incluídos alguns familiares -, gente de lugares remotos como a Austrália, Índia, Kuwait e Rússia também futucam o cantinho da "argúcia" e ficamos sem saber tanto o motivo quanto o efeito. Se são só as fotografias que encantam, tudo se explica, porque os textos só serão inteligíveis para os falantes do nosso vernáculo.
Mas o que eu queria mesmo argumentar é quanto a um fato mais objetivo. Esta manhã, observando o estado de certo cômodo da casa, eu me dava conta que nesses três anos minha rotina se modificou radicalmente, ao ponto de me surpreender pensando que já não colaboro como antes na faxina, ajudando Beatriz. E a causa é a solicitação dos meninos em relação a meus braços e mente, de modo que quando tenho um tempo livre isso se dá geralmente tarde da noite, quando meu corpo cinquentão já acusa alguma perda de energia e então fica difícil realizar tarefas outras que não sejam lavar a louça, por exemplo.
Do ponto subjetivo, entretanto, os ganhos obtidos com a convivência desses seres aqui em casa são totais. Meus cabelos ficaram mais brancos, o corpo, mais cansado, mas seguramente a alma adquiriu uma leveza tal que somente os avós compreendem, porque sentem a mesmíssima coisa. É coisa de criança, dirão. E é mesmo: coisa de criança na casa da gente!


Nenhum comentário: