quinta-feira, 2 de maio de 2013

(off) Diálogo?

Observo em Pedrinho uma certa dificuldade de dialogar, o que pode ser um indício de sua hiperatividade - ou será que toda criança nessa faixa etária é assim? Logo que chega aqui em casa, pela manhã, ele se mostra tranquilo, mas com o transcorrer das horas parece que o menino se liga na tomada e fica todo eletrizado... Ontem, quando mais uma vez tive que ficar com ele e Laura, aconteceu, pela segunda vez, um fato extraordinário, que pude estudar com mais atenção: estava eu entretido com o computador quando ele vem do quarto onde assistia à TV com a irmã com uma revistinha de atividades infantis nas mãos - e me submeteu a um daqueles testes: "Vovô, você sabe qual é a sombra desta egípicia?". De fato, havia um desenho representando uma criança vestida como um súdito dos antigos faraós e eu lhe perguntei como ele sabia que era uma egípcia, já sabendo que alguém o informara quanto a isso. Mas Pedro se retraiu e não respondeu, querendo que eu me ativesse ao exercício proposto. Mas insisto com meus porquês e ele se impacienta até que explode: "Vovô, pare de falar!".
Devo me preocupar? Ou isso é somente uma fase de seu aprendizado?

Nenhum comentário: