quinta-feira, 24 de setembro de 2015

À hora de dormir

Na qualidade de avô, eu não só agradeço a oportunidade de conviver com os netos como me divirto muito observando o modo como eles se comportam, principalmente quando sequer suspeitam que são observados. Ultimamente, tenho ficado com Pedro e Laura até a hora em que eles vão dormir e por vezes acompanho a prece que fazem ao recomendarem-se a Morfeu, ocasião em que posso dar alguma contribuição principalmente a Laurinha. Ela costuma orar o Pai-Nosso antes e depois faz pedidos em prol dos familiares, os coleguinhas e dos amigos. Para si própria, ela faz uma solicitação muito especial:
- Papai do Céu, faça que eu seja uma menina muito educada...
Na primeira vez em que ouvi isso, achei interessante essa petição porque minha neta não tem sido um modelo de comportamento, então aproveitei a chance para ministrar-lhe uma lição, dizendo a Laura que Deus só atenderá esse pedido se ela fizer sua parte obedecendo à Mãe e ouvindo as ponderações dos adultos. Ela pareceu compreender.
Creio ter sido ainda nessa noite que também acompanhei a oração de Pedrinho, que dorme na parte alta de um beliche e não percebeu, nesse dia, que este Avô o espreitava. Assim como Laura, meu neto igualmente faz seus pedidos após rezar o Pai-Nosso e quase perturbo seu momento de conversa com o Criador porque então ele se embatucou com os termos que queria utilizar e saiu-se magistralmente, fazendo-me rir em silêncio, assim:
- ...Eu também queria... ah, é... seja lá qual for a palavra... (e concluiu sua prece).


Nenhum comentário: