domingo, 22 de julho de 2012

(off) Músicas


Graças à escola e ao gosto da família pela cultura musical, Laura e Pedro têm constantes estímulos para manifestar seus pendores, mas de vez em quando só dão motivos para rirmos muito. Outro dia, quando fiquei só, tomando conta deles, Laura estava comigo em frente ao computador e me pediu para tocar a música de que ela muito gosta - "Anunciação", de Alceu Valença, que ela identifica somente como "na bruma leve das paixões que vêm de dentro". Depois que ouviu essa músiuca umas três vezes, a menina, ouvindo Pedro falar sobre preferências, pergunta-me qual é minha música favorita e, inadvertidamente, respondo informando o título de uma composição de Renato Russo gravada pela banda Capital Inicial ("Música urbana"). Mas Laura implica: "Não é essa, não, Vovô!". E como eu não compreendesse ainda o que ela queria de fato, caí na besteira de mostrar o vídeo de Música Urbana. Pra quê? Laura chorou, gritando que aquela não era minha música preferida e, sim, a tal da "brumalevedaspaixõesquevêmdedentro". Foi então que entendi: minha música favorita, na concepção dela, tem que ser a que ela me ofertou, pois afinal ela destinou músicas diferentes às pessoas com quem ela convive. A propósito, este mês a escola deles vai comemorar, mais uma vez, o Dia dos Avós (ou da Vovó) e Laura já está ensaiando da música que vai cantar pra gente, exatamente a mesmo música que ela ouve "Barney" - uma personagem da TV - cantar: "Amo você, você me ama, somos uma família feliz...". Sim, somos!

Nenhum comentário: