domingo, 2 de junho de 2013

(off) Mais gracinhas de Pedro e Laura

Os meninos ainda não aprenderam a compartilhar, embora seja amigáveis em muitos momentos. Mas de vez em quando o bicho da competição pega feio por aqui, entre eles, como aconteceu no final desta tarde.

1 - Pedro encontrou umas cartas do jogo Pokemon que Samuquinha esqueceu aqui em sua última visita e veio para a sala alardear o achado, correndo em seguida para o quarto. Laura, que via vídeos no computador comigo, logo quis descer de meu colo e partiu no encalço do irmão, mas daqui ouvi seu choro e a reclamação de que Pupuzinho não queria deixá-la ver as cartas. De alguma forma, porém, ela consegue seu intento e vem para a sala com as cartas na mão e Pedro atrás dela, gritando, querendo o que achava que lhe pertencia. Transtornado, o menino avança sobre a irmã, que se safa muito bem da investida e Pedro, então, dá-lhe um tapinha no braço. Nesse momento o agarro e digo-lhe que não deve ser egoísta e precisa repartir o que tem com a irmã. Aparentemente ele concorda e volta para o quarto e Laura, curiosamente, segue-o e ouço o que ela diz ao irmão: "Não seja egoísta, Pupu!" Mais tarde, tendo que sair para encontrar a mãe deles que chegava, ouço-o falar às minhas costas: "Vovô, eu quero ser egoísta" - e percebo que ele vê vantagens nesse procedimento...

2 - Quando a Mamãe Sal chegou, cansada do dia estafante que tivera realizando provas para um concurso público, mal alimentou-se e já chamou as crianças para subir, tirando-lhes o prazer de assistir os desenhos animados na TV. Claro que eles não gostaram da ideia mas Sal estava irredutível e afirmou que no dia seguinte eles teriam de acordar cedo para irem à escola. Tentaram argumentar, dizendo que queriam ver desenho, que não estavam com sono ainda e que, se subissem gostariam de continuar vendo TV ainda. Sal contra-argumentou afirmando que estava cansada e por isso ninguém iria ver desenho nenhum. Laurinha, contudo, usou um pouco da diplomacia própria das crianças e disparou: "Mas, Mamãe, a gente bota o desenho pra você dormir!"


Nenhum comentário: