quinta-feira, 4 de outubro de 2012

(off) Fraternidade

É lindo observar a relação que Pedro e Laura estão construindo entre eles, uma camaradagem marcada não só pelo respeito, ainda que por vezes eles se estranhem nas disputas por um brinquedo, mas pautada principalmente pelo afeto que faz de duas pessoas verdadeiramente irmãos.
Recentemente, deixei os dois sentados em frente ao monitor do computador, para verem pela enésima vez os vídeos preferidos, e fiquei escutando o diálogo para o qual a Mamãe Sal já me havia chamado a atenção. Frequentemente, os vídeos mostram publicidade de brinquedos e os meninos alternam comentários sobre eles, assim:

Laura:
- Você quer esse, Pupu? (quando é um brinquedo para meninos)
Pedro:
- Quero.
Laura:
- Posso ajudar?
Pedro:
- Pode.

Ou então estabelece-se algo assim:

Laura:
- Olhe, Pupu, esse é seu!
Pedro:
- Esse é brinquedo de menina, Laura!
Laura:
- Você me ajuda?
Pedro:
- Ajudo.

Isso é muito engraçado, mas também estimulante, revelador da alma que anima esses dois corpinhos em crescimento, dois seres que se farão muito mais amados quando aprendermos a conhecê-los. Ainda há pouco, logo após o almoço, Laura fez qualquer coisa com Pedro e Sal ralhou com ela; a menina prorrompeu em choro e espontaneamente pediu desculpas ao irmão, abraçando-o incontinenti.
Temos dois anjinhos em casa e outra prova disso é principalmente Laurinha é capaz de ser solidária ao irmão em momentos cruciais, como na vez em que Sal reclamou com Pedro por causa de uma arte e o menino, chorando, pediu-lhe desculpas. Como a Mãe ficasse em silêncio ante os reiterados pedidos de desculpa, Laura interveio:
- Ele pediu "dicupa", Mamãe. "Dicupa" ele!

Não é lindo?



Nenhum comentário: