domingo, 19 de janeiro de 2014

(off) O coelho

Esta manhã acompanhei Mamãe Sal e os meninos até a estação rodoviária, porque viajariam a Feira de Santana para conhecerem a piscina que vovô Cesinha, cunhado de vovó Mara, instalou no quintal da casa onde moram - lá vivem também tia Gal, esposa do vovô Cesinha, e mãe dos primos Guilardo e Lorena, além da cachorrinha Kelly, xodó de vovó Mara. No táxi, Laura vai sentada em meu colo e puxo conversa com ela, perguntando-lhe se dormiu bem, se sonhou... Ela diz que sim, sonhara com ovos de páscoa, havendo recolhido vários, mas ressaltou ter tido medo no final. "Por que o medo?", quis eu saber, e minha netinha informa que no sonho vira um coelho e quis afagar-lhe o pelo, fazer carinho... "Mas por que o medo?", insisto, e ela me explica: "O coelho não era de verdade". Sem entender direito a razão do medo volto a questioná-la:
- Se fosse um coelho de verdade você não teria medo?
- Não; eu pegaria ele e fazia muito carinho...
- Se não era um coelho de verdade, era um brinquedo?
- Não, era grande - ela tenta me esclarecer e a Mamãe Sal vem em meu socorro:
- Era um robô?
- Sim, ele "plantou" muitos ovos e todo mundo achou e ficou com eles!
Tendo compreendido um pouco a história, dou meu veredito a Laurinha:
- Então não foi medo o que você sentiu, foi decepção!
Como a menina não conhecesse tal palavra, é sua vez de me questionar?
- De... o quê?
- Decepção.
- E o que é decepção?
- Decepção é desilusão (olha eu pondo minhocas na cabeça da criança!).
- E o que é desilusão?
Novamente, Mamãe Sal vem em nosso auxílio e dá o conceito:
- Desilusão é esperar uma coisa e receber outra.
Laura parece ter entendido a questão e reage, cruzando os braços, amuada, e dando um muxoxo:
- Aaahhh!!


Nenhum comentário: