sábado, 11 de outubro de 2014

(off) Ora bolas!


Comprei um par de chuteiras para Pedrinho, em respeito ao dia dedicado às crianças. Mas não dei o presente a ele diretamente, preferindo promover um desafio do tipo detetivesco, espalhando pistas pela casa e fazendo com que o menino, tendo despertada a curiosidade, encontrasse o mimo. Sim, Laurinha não foi esquecida e o presentinho dela também foi escondida, mas de forma que fosse o primeiro a ser encontrado pelo irmão. E isto aconteceu ontem mesmo e só me dei conta do fato quando Laura veio me mostrar o presente que Pedro havia lhe dado. E foi tudo, porque eu não contava com um fator impeditivo na brincadeira: o vento, que soprou pela janela e levou à perda duas das dicas que eu havia preparado. Por essa razão Pedro teve interrompida sua investigação.
Mas o Laurinha me apresentou seu presente, dizendo que seu irmão tinha sido o autor da proeza, eu questionei o menino sobre como ele havia encontrado a sacolinha:
- Eu li os bilhetinhos - disse ele.
Então pedi a ele que mostrasse a sequência de leitura e descobri que uma das dicas ele não percebera, justamente a que remetia para aquelas duas que o vento havia desmanchado. Pois bem: louvei a acuidade metal de meu garotinho e deixei-o distrair-se vendo TV enquanto fui refazer as pistas faltantes. Mais tarde Pedrinho recebeu novo estímulo e - voilá! Ei-lo com a caixa das chuteiras nas mãos! É claro, ele ficou muito feliz, mas o fato é as chuteiras são utilizadas como sapatos, pois nosso netinho não demonstra ter nenhuma familiaridade com a bola, de modo que dificilmente teremos em casa um ás do futebol. E isto é tão evidente que ontem Vovó Bia comentou a observação de uma vizinha que viu Pedro brincar de bola com o filho dela. Segundo essa vizinha, Pedrinho não conseguia chutar a bola no gol, embora as traves estivessem junto de seus pés, o que a levou a comentar:
- Ainda bem que ele é inteligente, porque se fosse viver de futebol!...

Nenhum comentário: