segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Ulissianas




Numa das últimas vezes em que fiquei sozinho cuidando de Ulisses, deitei-me no sofá, enquanto o menino prestava atenção num programa de TV, e, cansado, adormeci. Em meio à madorna, ouvi uma voz infantil - dele, claro! -:
- Vovô, qual é o PIN?
Acordei e ralhei com ele, pois o havia proibido de mexer em meu notebook, porque ele, futucador como quase todas as crianças dessa faixa etária, não se contenta em apenas assistir vídeos no Youtube ou desenhar no programa próprio para isso.
E o PIN, que vem a ser a senha que desbloqueia o aparelho, é a data do aniversário da mãe dele - e Ulisses nunca se lembra disso!

***

Nesse mesmo dia, antes que eu adormecesse, meu neto caçula (por enquanto?) deu uma pausa no programa de TV que assistia para me fazer um aviso:
- Vovô, se você ouvir a campainha, olhe se é uma velha num carro vermelho da Ford...
Ele se referia à avó paterna, que naquela tarde vinha buscá-lo para uma temporada em Stela Maris. Mas interrompi o raciocínio do menino para questioná-lo:
- Sua avó é velha?
Então Ulisses, com a sabedoria de quem se prepara para completar, em junho próximo, seu sétimo aniversário, conserta sua frase:
- Uma senhora de uns sessenta anos...

Nenhum comentário: