quarta-feira, 18 de novembro de 2015

(off) "Espiritices" de Pedrinho

Aos sábados, nós realizamos nosso culto doméstico do Evangelho, do qual Pedro e Laura participam, às vezes. É uma oportunidade para comentarmos as lições da moral mais pura à disposição dos homens para sua transformação íntima. Nesses momentos analisamos nossos conceitos e ideias próprios a respeito de vários temas, como caridade, perdão e justiça, procurando ajustá-los às recomendações de Jesus, agora sob a orientação da Doutrina Espírita. Por isso não foi surpresa quando ontem Pedrinho virou-se para mim e declarou:
- Vovô Chico, sabe essas coisas que você fala, espíritas?
Voltei minha atenção para ele e estabeleci o diálogo:
- Sei; que é que tem?
- Sabe, eu pensei assim: se você quer ajudar, não ajude e já está ajudando!
É claro que me dispus a desfazer esse pensamento de meu neto, falando-lhe que as orientações do Cristo sobre o amor ao próximo são bem diversas, mas entendi que Pedro se referia ao velho rifão "muito ajuda quem não atrapalha" e assim louvei seu esforço em desenvolver conceitos abstratos...


Nenhum comentário: