quinta-feira, 12 de novembro de 2015

(off) O espírito de competição


Desde muito cedo observamos essa condição em Laurinha, hoje mais acentuada ainda. Sei que durante seu crescimento isso tenderá ao abrandamento até a desaparição completa, quando minha netinha aprender a realizar o processo de autotransformação. Enquanto isso, tentamos ministrar-lhe lições educativas mesmo que em meio às explosões de humor dos adultos, Mas é interessante notar as variações de comportamento na personalidade infantil, própria das fases de crescimento e amadurecimento psicológico a que os espíritos encarnados são submetidos. Por exemplo, na tarde de hoje eu estava cuidando quase sozinho dos três netos e é claro que Ulisses, por ser um bebê ainda, tinha a primazia de ficar nos meus braços. Laura brincava com joguinhos no chão e em certo momento pediu minha colaboração, mas recebeu uma negativa justificável:
- Não posso - disse=lhe -, estou com Ulisses!
Laura não aceitou a desculpa muito bem e reclamou:
- Você só gosta de Ulisses!...
Mas agora à noite, quando minha netinha já havia esquecido o incidente, aproveitando que eu trouxera a vitamina para ela e para o irmão, indagou-me:
- Vovô, você pode ficar comigo na cama?
Isso porque ocasionalmente eu velho o soninho dela, ao som de uma historinha e algumas músicas. Assim, por conta de meu assentimento Laura exclamou:
- Oba! Você é o melhor avô do mundo!
Moral da história: não podemos perder a paciência e muito menos a esperança!

Nenhum comentário: