sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

(off) De viagem

Os meninos - Pedro e Laura - embarcaram esta tarde para Feira de Santana, levados por Mamãe Sal, de carona com o Papai Alexandre. Este avô foi junto para divertir-se um pouco com as peraltices da dupla e elas não faltaram. Em verdade, já durante o almoço eles vinham desfiando algumas pérolas, para meu contentamento, como quando ao observar todos nós - além deles três, também os avós - reunidos à mesa na casa deles Pedro quis saber quem eram meus pais; em resposta eu lhe disse que meu pai já havia partido e que minha mãe era a Bisa Margarida; ele então me perguntou se eu tinha saudade de meu pai e digo-lhe que achava que ele já havia retornado (eu penso que Pedro seja meu pai reencarnado); o menino me olha sorrindo, diz "muito bem" e tenta mudar de assunto. Mas seguindo o mesmo tema, Vovó Bia relembra que Laurinha lhe havia dito que ela não tinha nem pai nem mãe, pois se esquecera do Bisavô Maurício, que mora no Rio de Janeiro e a menina só vira uma vez, quando era um bebê; talvez por isso hoje Laura se pronunciasse assim, durante o almoço:
- Eu tenho minha família todinha!
Depois disso esperamos o Papai Alexandre chegar para viajarmos. Já dentro do carro, em plena estrada, a conversa ia solta quando nos lembramos de ouvir música no rádio, especialmente aquelas que fazem o gosto familiar, e assim escutamos Siba e a Fuloresta com "Trincheira da fuloresta" e sua batida forte; depois foi a vez de Pedro pedir por Arnaldo Antunes cantar chamando alguém para sua casa; Laura quis ouvir Wilson Simonal e sua "Terezinha", mas rimos mesmo foi quando o rádio tocou "Panis et circense", com os Mutantes, que Laurinha quis ouvir várias vezes. Enquanto a música entoava, Pedro deu sua opinião:
- Eu gosto dessa música "na sala de jantar" (e falou meio que imitando o tom dessa frase na canção).
Laurinha não quis ficar atrás e também disparou:
- A parte que eu gostei foi "e morrer..." - disse, e igualmente imitou o acento dos cantores, levando-nos às gargalhadas.

Nenhum comentário: